“O show acabou muito bem”, diz viúva de Chico Anysio, que abrirá instituto para combate ao tabagismo

“O show acabou muito bem”. Assim definiu a viúva de Chico Anysio, Malga Di Paula, após a cerimônia de cremação do corpo do humorista. O evento restrito à familiares e amigos foi realizado na tarde deste domingo (25) no Crematório da Santa Casa da Misericórdia, no Cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.

“O desejo dele foi feito. A gente cantou junto, foi lindo. As cortinas de veludo foram fechadas para ele”, disse Malga. Ela antecipou que a família abrirá o Instituto Chico Anysio. “São planos para manter a memória de Chico e ajudar na pesquisa do tratamento das doenças broncopulmonares. Vou abrir este instituto porque são 250 milhões de pessoas que sofrem desse mal no mundo. Além disso também tem o intuito de conscientização contra o tabagismo”, disse ela, lembrando que Chico sofria de enfisema pulmonar.

A cerimônia começou por volta das 13h10 e durou cerca de 40 minutos. Elano de Paula, irmão mais velho do humorista, de 89 anos, leu um poema que escreveu para a ocasião. “Apenas apagou-se uma estrela, e várias outras criadas por ele brilham lá em cima. Para onde você olhar vai encontrar Chico Anysio”, dizia o texto.

Segundo o ator Nelson Freitas, Malga contou aos amigos que certa vez Chico sentiu medo [de morrer] e pediu para que ela rezasse. Nizo Neto, filho de Chico, fez um agradecimento a Malga por ter ficado com o pai dele no final da vida. Durante a cremação, músicas de autoria de Chico Anysio foram tocadas, entre elas “A Noite do Meu Bem”. Uma oração de São Francisco também foi feita.

Agora, parte das cinzas serão levadas à floresta do Projac –centro de produção da Rede Globo, no Rio– e outra parte para Maranguape, no Ceará, onde Chico nasceu. Malga disse que não tem previsão de quando será feito o processo, já que levam cerca de 48 horas para que as cinzas sejam entregues à família.

O ator Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio, chegou por volta das 12h20 no Cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, onde acontecerá na tarde deste domingo (25) a cerimônia de cremação do humorista. “O que eu tenho a falar é em agradecimento ao povo brasileiro pelo carinho. Ver o povo ontem na porta do Theatro [Municipal do Rio, onde foi o velório] foi o que me deixou mais feliz. Chico foi uma pessoa que se dedicou por 65 anos a alegrar o povo”, disse Bruno no local.

Malga Di Paula, viúva de Chico, chegou visivelmente abalada e, quando abordada por jornalistas, disse apenas: “Agora não”. Também já está no crematório a ex-ministra e ex-mulher de Chico, Zélia Cardoso de Mello. “Nossos dois filhos ainda precisariam muito do pai. Chico deixou um bom legado para eles de trabalho e caráter. Espero que eles sigam o exemplo do pai”, disse ela acompanhada dos jovens Rodrigo e Vitória.

Um dos primeiros a chegar ao local, por volta das 11h, foi o escritor Ziraldo, amigo próximo de Chico. Ele não falou com a imprensa. O cantor Agnaldo Timóteo também já está no local. “O Chico deu ensinamentos que deveriam acontecer toda noite na TV. Foi um especialista em reciclagem. Foram 47 anos de amizade. Tenho lembranças maravilhosas e muita gratidão”, disse.

A despedida de Chico Anysio, que morreu na sexta-feira (23) em decorrência de falência de múltiplos órgãos, levou família, amigos e fãs ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde aconteceu o velório do humorista durante todo o sábado (24). Mais de 5.000 pessoas passaram pelo local. Apesar da tristeza que tomava conta dos presentes, o comediante Marcos Veras disse que não havia clima fúnebre no local. “Mesmo com todo mundo triste, lá dentro estão todos contando piada, relembrando momentos engraçados de Chico. Ainda há humor”, disse ele ao UOL.

UOL

Anúncios

Publicado em 26 de março de 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: